22 junho 2016

#ENTREVISTA: Kelly Shimohiro

A quanto tempo não faço entrevista em? rsrsrs
E vejo que as entrevista são as postagens mais acessadas do blog. Eu mesma gosto de ler as respostas dos autores. Passamos a conhecê-los mais... ADORO! 

Hoje trouxe para vocês a entrevista com Kelly (Que ja deveria ter sido liberada a tempos), autora de O Estranho Contato, que ja fiz resenha aqui para vocês. 





“A minha cabeça já escrevia, sempre escreveu.”




1-Fale um pouco de você como pessoa.
Histórias sempre rondam a minha cabeça. Não sei pensar a vida, sem histórias fantásticas. Desde sempre amo a literatura. E, de alguma forma, sabia que isso não era só um hobby para mim. 

2- Qual cidade nasceu? E qual mora atualmente? 
Maringá. Moro em Londrina (90 km de distância). Já morei em várias outras cidades (interior do Paraná), morei em Goiás (Rio Verde) e em Cuiabá. Toda cidade é um mundo diferente. Isso é incrível.

3- Tem algum Hobbie?
Gosto de recortar figuras e fazer painéis, paredes, capas, marcadores... já fiquei até de madrugada fazendo isso (uma vez, gastei um feriado todo fazendo uma parede).

4- Pretende fazer, faz alguma faculdade ou já é formado?
Sou formada em Psicologia. Adoro os mundos que criamos nas mentes.

5- Qual seu livro favorito?
Acho que isso depende do momento. Da fase que você está. E livros são tão diferentes um do outro. O último livro que li, foi A batalha do labirinto (série Percy Jackson). Não tinha gostado dos anteriores desta série. Mas deste, gostei. A história me fisgou. Queria saber o que ia acontecer em seguida. Me peguei pensando em tal personagem quando eu estava andando de carro. História boa tem uma magia, entra na sua mente, se conecta com você, com o seu próprio mundo. Agora, meu livro preferido da vida... tem vários que eu amo. Acho que eleger um não é uma verdade. Vou citar três que li este ano e que amei: O bebê de Rosemary (Iran Levin) - tenso, tenso, tenso; Sobre a Escrita (Stephen King) precioso e Sob o Sol da Toscana (Francis Mayes), dá vontade de sair correndo e fugir pra Toscana.  E tem outros que li, só este ano, e que gostei tanto... Os contos de Anne Frank, fabulosos. Estou lendo "Corpo re-construção - ação ritual performance", de uma artista daqui de Londrina, Fernanda Magalhães; este livro está abrindo janelas, que eu não havia percebido antes. Acho que escolher um só livro é uma resposta pronta, é irreal.

6- Quais seus gêneros favorito? Por quê?
Amo literatura fantástica. Mas gosto de variar. Logo de cara, escolho um livro fantástico. Então procuro andar por outros ares, para ir me alimentando de coisas diferentes. Mas sempre volto para a literatura fantástica. (volto correndo)

7- Qual/quais pessoa(as) você mais admira? Por quê?
Vou citar três, porque eu admiro tanta gente, que daria um super livro só para citar. Admiro o André, com quem sou casada, pela ausência de preconceitos que ele tem. Um jeito aberto de olhar para o mundo, de encarar as pessoas. Isso é bem OK.
Admiro Stephen King, por acreditar nas histórias como uma forma mágica de vida. Por se dedicar a essa arte, de um jeito entusiasmado. Por dar ao mundo, tantas história boas.
Admiro Amy Winehouse. Porque suas músicas são fenômenos. Arte. Tem emoção em cada nota. O mundo ganhou ouvindo alguém assim cantar.

8- Por que começou a escrever?
Porque não tinha outro jeito. A minha cabeça já escrevia, sempre escreveu. Parei, sentei e trabalhei o que sempre rondou minha vida: história!

9- Quantos livros publicado? Quais são eles?
O ESTRANHO CONTATO - estou escrevendo a sequência. Acho que vai chamar O SOMBRIO CHAMADO.

10- Quanto tempo demorou para escrever seu primeiro livro?
Ah, acho que um dois anos. É estranho escrever o primeiro livro, tive que romper um paradigma pessoal: eu escrevendo?! E a história tem seus ciclos, seus momentos onde a narrativa se encaixa, um tempo para ir acontecendo. E depois, você olha para tudo e volta a refazer...

11- Em questão da publicação do seu primeiro livro: o que foi mais difícil desde a obra pronta até seu lançamento?
Encontrar uma editora. Encontrar os leitores. Propor seu livro para o mundo. Colocá-lo em movimento. Porque isso é essencial. Essa comunicação e construção em parceria da história. O autor escreve e o leitor também constrói a história, quando a lê. Escrever é o ponto basilar. E depois, publicar. E depois, espalhar sua história em redes de livrarias, redes sociais... Isso tudo é meio difícil. Mas viver é assim. Pronto, vamos!

12- O que inspira seus personagens? São inspirado em pessoas reais?
Cada coisa que já vivi. Ideias que li, que ouvi. E, sim, pessoas reais, suas características, manias, questões que levanta... tudo isso está no autor quando ele escreve. E os personagens vão surgindo, nascendo e depois eles têm uma vida, que você como autor vai acompanhando. Quando você impõe alguma coisa para o seu personagem e não combina, a história para e te avisa. Daí, você volta e refaz seu trabalho. Porque o personagem é coerente dentro da trama da vida dele e deve ser respeitado. 

13- O que inspirou os nomes?
Pessoas. Algum nome que ouvi e ficou gravado no meu cérebro. 

14- O que mais gosta em suas próprias obras?
Bem, gosto do Estranho Contato ter muita energia de vida. Muita emoção em cada palavra. É como uma história viva.

15- Quando está escrevendo um livro partilha a história com alguém para se aconselhar, por exemplo um amigo ou familiar?
Minha irmã de palavra, Dany Fran foi minha primeira leitora. E sugeriu. E se empolgou. E mostrou entraves da história. Especial este momento. Necessário articular o seu mundo com o do outro. Também uma amiga leu. Amiga das antigas, Sueli. E minha mãe. O livro que estou escrevendo, vou usar desta estratégia também. E, claro, o editor é aquele que dá a benção à história. E depois, mundo!

16- Já pensa em um próximo livro?
Estou nele. Todas as células impregnadas dele.

17- O que acha dos escritores atuais? E dos mais antigos?
Tenho um respeito do tamanho do universo pelos autores. Porque as histórias me fazem viver. Gosto muito de escritores atuais. Leio as coisas que estão acontecendo agora. Nacionais, com certeza. E os anteriores, sempre vou até eles. Gosto de transitar. Tem os autores super-respeitados por quase o mundo todo. Importante. Para mim, os de agora também são.

18- Tem algum autor que serve de referência pra você? Qual?
Vários. Todo livro que leio, depois paro e olho pra história como foi escrita. Como são os diálogos. O que tem ali que me deixou com tanta vontade de ler. Ou o contrário, o que me distanciou da história. Tento verificar estes pontos. 
Para citar nomes: Ernani Ssó (escritor gaúcho, gosto de tudo que ele escreve), J. K. Rowlling (por enquanto, só li a saga Harry Potter da autora, adooooro), Stephen King (me faz sonhar a noite, sonhos de medo, genial), Haruki Murakami (inédito, cadas palavra bem posta), Karen Debértolis (escritora londrinense, arte em palavra, emoção em linhas escritas, um primor). E  minha irmã de palavra, Dany Fran, sua obra DIAS NUBLADOS, provocou uma rajada de energia na minha vida. Me deu mais vontade de sair em busca do que realmente vale a pena . Fabuloso. E as outras coisas que ela escreve, sempre me tiram da zona de conforto, ascendem luzes em você.

19- Qual livro você recomenda para seus leitores?
Exatamente hoje, recomendo: Contos do esconderijo - relatos da jovem mártir do holocausto - Anne Frank. Só conheci esses contos este ano e amei. Contos cheios de vida, de questionamentos, de questões triviais que nos envolve a todos. E adorei sabe que Anne Frank também escrevia literatura fantástica (tem conto sobre elfos), amei!

20- Um recado para os leitores?
Para os meus leitores: um super beijo e desejo muito que O ESTRANHO CONTATO tenha sido diversão em suas mentes. 


É isso ai, conhecendo mais sobre essa autora maravillhosa. 
Primeiro, preciso agradecer por aceitar responder algumas perguntas, por ter me dado esse prazer. 
E segundo, meu deuuuuuuuuus, to pulando de alegria por saber que vai ter continuação!! 
Por hoje é só... Espero que gostem. 
Opina ai no comentário.

Mil beijos, 


4 comentários:

  1. O que inspirou nomes? Pessoas <3 Melhor resposta.

    ResponderExcluir
  2. Linda entrevista com minha amiga Kelly Shimohiro, parabéns Júlia pela iniciativa dessa entrevista. Um abraço Tryssia - http://trycar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. E um prazer apresentar aos meus leitores uma ótima escritora. Abraços!

      Excluir

© 10 segundos de leitura - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Érica Camelatto.
Tecnologia do Blogger.