20 junho 2016

#RESENHA: Para Todos os Garotos Que Já Amei - Jenny Han


Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
Para todos os garotos que já amei | Jenny Han | Editora Intríseca | Ficção | 320 Páginas | Classificação: 5/5


   
    Bom, ainda não tenho muito o que falar da autora, nunca havia lido um livro da Jenny Han, mas confesso que Para todos os garotos que já amei me conquistou. O livro trata de temas reais e atuais e isso deixa o livro mais envolvente (pelo menos eu amo livros assim, sempre me identifico com algum personagem). Li em algum lugar que esse livro era 'previsível, de um jeito bom', e quando acabei de ler pensei 'Caramba, é exatamente isso!'. Esse foi o tipo de livro que a gente torce para acabar tudo bem, sem nenhum final decepcionante... Quanta fofura coube em um livro só. 


“Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.”
Lara Jean, uma garota de 16 anos, perdeu a mãe muito cedo, então cresceu aos cuidados do pai, médico e um tanto ocupado, sua irma mais velha Margot, com quem dividia a função de cuidar da irmã caçula, Kitty. Margot, acabou o ensino médio e vai fazer faculdade na Escócia. Ou seja, agora Lara vai ficar com todas as responsabilidades dentro de casa. Ela vai ter que cuidar da irmã caçula, da rotina domestica, cuidar da casa e ainda ter tempo de cuidar dos próprios 'problemas'. 
Lara Jean, definitivamente, não é uma menina tão decidida e corajosa como sua irmã mais velha, Margot, ou tão audaciosa e destemida como sua irmãzinha, Kitty. Ela é simplesmente a Lara Jean, timida e recatada. Não é uma das mais populares no colégio. 



Após a partida da irmã, Lara tenta ser um exemplo para Kitty. Ela só quer mostrar que pode ser responsável, e admirada como Margot foi por ela a tanto tempo. Seria tudo fácil, se Lara Jean não se sentisse tão despreparada, como toda adolescente se sente quando as responsabilidades começam a pesar nas suas costas. Como ela iria levar Kitty para escola, se ela morre de medo de dirigir? Como prepararia o almoço se seus dotes eram pra doces? Como seria um exemplo de irmã mais velha se nem era tão corajosa assim? A ida da irmã mais velha muda completamente a vida de Lara Jean. Se não bastasse todos esses desafios, coisas do passado ressurgem e promete deixar a vida social e amorosa totalmente de cabeça pra baixo: misteriosamente, todas as cartas que ela escreveu para os garotos que tinham amado - cartas onde abria seu coração e seus mais íntimos sentimentos, assim dando um fim ao seu mor nunca antes compartilhado - foram enviadas aos seus destinatários. Cinco cartas, cinco garotos no total. Qual será a reação de cada um? Lara Jean não faz ideia de como sair de tal confusão que acontece após as revelações de seus sentimentos. 
Ao contrário do que se pode pensar ao ler o título do livro, a história não gira em torno dos amores de Lara Jean. O livro nos mostra o amadurecimento da protagonista principal de frente a tantos problemas. O livro tem uma leitura divertida, leve e descontraída. Adorei a forma simples e direta com a qual a autora aborda os dramas da personagem. 



“Acho que agora consigo ver a diferença entre amar alguém de longe e amar de perto. (...). O amor é assustador; ele se transforma; ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa...”
Escrita fluída e encantadora, protagonista que cresce e aprende junto com o leitor, família unida e amorosa, e um romance para lá de fofo. Tem como não amar tudo isso? Estou muito curiosa para ler a continuação da história. Tenho certeza que Lara amadurecerá ainda mais e que, finalmente, ela estará pronta para não ter mais medo. Livro mais que recomendado para os fãs de literatura jovem adulta.


Quem já leu? Que tal falar o que acharam sobre esse livro ai no comentários? 
Quem não leu, eu super recomendo. É uma ótima leitura para descontrair. 

Beijo e até próximo post.

Um comentário:

  1. Esse livro tá na minha meta deste ano. Com sua resenha, fiquei empolgada pela leitura!
    Bjs!
    http://liiteromas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© 10 segundos de leitura - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Érica Camelatto.
Tecnologia do Blogger.