16 março 2016

Entrevista com Renan Alvarenga

ALOOOHA !!

Como estão meus viciados em leituras?

Hoje vim apresentar mais um autor parceiro.  Fiz algumas perguntinhas para o Renan Alvarenga, mais nova parceria do BLOG/IG, que, com muita gentileza, nos respondeu.

Renan, nos mandou seu livro de poesia 'Por aí', e logo logo vai ter resenha dele aqui. Aguardem!

Mas, e ai? Vamos conhecer mais sobre esse autor brasileiro?





Mas deixo uma máxima: obras não têm idade, têm valor! 

1- Fale um pouco de você como pessoa.
Posso dizer, com algum acerto, que sou uma pessoa reservada, por valorizar bastante a privacidade. Meu núcleo familiar é pequeno, o que contribui com esse perfil. Apesar disso, algumas das minhas capacidades acabam por me conduzir a situações em que preciso me expor, como é o caso da atuação com a música em minha paróquia e em pequenos trabalhos envolvendo ilustração. Estou às vésperas dos emblemáticos 30 anos, com algumas metas alcançadas e outras   por dar cabo. Nesse sentido, escrever um livro foi algo não planejado.  


2- Qual cidade nasceu? E qual mora atualmente? 
Nasci na cidade do Rio de Janeiro e moro em Iguaba Grande, na Região do Lagos.


3- Tem algum Hobbie?
Faço coisas bem específicas nos momentos de lazer, não variando muito. São elas desenhar, ler (gêneros variados) e acompanhar algumas séries (especialmente, animações - sou crianção, não   nego ;P).                                                                                                                                                   


4- Pretende fazer, faz alguma faculdade ou já é formado?
Iniciei minha trajetória acadêmica com o Direito, o qual abandonei com oito períodos cursados. Vocação conta muito para a escolha profissional. Tenham isso em mente! Encontrei satisfação em cursar Letras, em que sou licenciado com habilitação em Literatura.


5- Qual seu livro favorito?
Pergunta difícil. Atualmente, elegeria não um livro, mas uma série: As Crônicas do Matador do Rei (livro 1 - O nome do vento; livro 2 - O temor do sábio).


6- Quais seus gêneros favorito? Por quê?
Gosto bastante de romances de ficção fantástica, mas não leio todos indiscriminadamente; sou seletivo. Acredito que essa preferência se deve à possibilidade de conhecer outros mundos e de lidar com um impossível verossímil. Na série que indiquei como predileta, o autor opera a suspensão de realidade magistralmente ao aproximar a magia da ciência.


7- Qual/quais pessoa(as) você mais admira? Por quê?
Minha resposta não deve surpreender: meus pais e irmão. Como católico, obviamente a pessoa de Jesus. Excetuando esses quatro, os quais sempre serão os primeiros da lista, tenho grande admiração por Santo Antônio, por sua vida e obra. Vale a pena conhecer a fundo sua história e aprender com seu desprendimento e compromisso com o próximo.


8- Por que começou a escrever?
Não foi premeditado. Na ocasião em que compus os primeiros versos, o fiz por pura catarse, como um modo de lidar com as dificuldades pelas quais passava. Com o assomar das páginas, comecei a vislumbrar a possibilidade de um compilado para a publicação. Desde então, escrevi com esse objetivo, tendo sempre em mente temas universalistas e a intenção de provocar reflexões.


9- Quantos livros publicado? Quais são eles?
Por enquanto, um. Chama-se Por Aí, publicado pela Chiado Editora.


10- Quanto tempo demorou para escrever seu primeiro livro?
Levou cerca de dois meses, salvo engano.


11- Em questão da publicação do seu primeiro livro: o que foi mais difícil desde a obra pronta até seu lançamento?
Algo com que se precisa lidar é a inexperiência. Quando não se compreende o funcionamento do mercado editorial, tudo parece muito incerto e suas expectativas podem ir do "sou um fracasso completo" ao "serei um best-seller com certeza". É importante conhecer os prazos estimados para cada etapa de cada processo, a fim de ter expectativas e abordagens razoáveis.


12- O que mais gosta em suas próprias obras?
Gosto de fazer refletir. É maravilhoso quando se recebe o retorno da leitura, do tipo "O poema tal falou comigo", ou "Aquele poema me emocionou". Acredito possuir a capacidade de provocar a reflexão com meus textos.


13- Quando está escrevendo um livro partilha a história com alguém para se aconselhar, por exemplo um amigo ou familiar?
O leitor é uma peça chave, sem o qual qualquer obra é incompleta. Meus primeiros leitores são a minha família. Cada um deles me traz um apontamento diferente e igualmente importante. Também alguns colegas de trabalho leem o que escrevo e fazem ponderações, pelas quais sou muito grato. Aproveito para deixar o agradecimento ao colegas Patrícia Corado, Marlus Soares, Mônica Athayde, Joilma Nogueira, André Lacerda e Joilton Mendes.


14- Já pensa em um próximo livro?
Certamente. Estou trabalhando para que o próximo seja maior em número de poemas, pois (graças a Deus!) recebi boas críticas que lamentavam a brevidade do livro. 


15- O que acha dos escritores atuais? E dos mais antigos?
Penso que todos têm seus méritos. As pessoas deveriam ter em conta que os tempos mudam e as diferenças de geração trazem novas perspectivas. Isso fatidicamente se reflete nas obras literárias, especialmente no tocante à linguagem. Mas deixo uma máxima: obras não têm idade, têm valor!


16- Tem algum autor que serve de referência pra você? Qual?
Falando francamente, não. Depois apresentar alguns dos meus textos, uma colega comparou meu estilo com o de Adélia Prado. Claro que a comparação é exagerada e não merecida. 


17- Qual livro você recomenda para seus leitores?
Vide pergunta 5. (rsrsr)


18- Um recado para os leitores?
Agradeço por se interessar em saber um pouquinho sobre mim. Espero que aprecie meu livro e que lhe proporcione boas reflexões. Se tudo corresponder ao planejado, comparecerei à Bienal do Livro deste ano (2016) em São Paulo. Ficarei feliz em trocar experiências e assinar o seu exemplar. Fiquem bem.




Adquira seu exemplar AQUI

Conheça e acompanhe o autor em suas redes sociais:

INSTAGRAM - TWITTER - FACEBOOK



Bom xuxus, hoje encerro por aqui. Gostaram dessa entrevista? Deixe sua opinião, critica, elogios aqui nos comentários, vou adorar ver e fazer o possível para melhorar para vocês!!

Não esqueçam de nos seguir no nosso IG e Blog. Nos acompanhe e fique sempre ligadinhos nos novos post.

Milhões de beijos e até o próximo post.


/Ju

4 comentários:

  1. Muito boa a entrevista! Gostaria muito de ler a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Breve sai resenha, fique de olho no blog ! <3

      Excluir
  2. Já li o livro e me identifiquei em vários trechos. "E, se caminho só, estou manco. Não há prótese que substitua a companhia de outro caminheiro”, acho que este trecho ilustra perfeitamente a minha vida no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso não é? não li ainda, mas ja vi algumas poesias...

      Excluir

© 10 segundos de leitura - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Érica Camelatto.
Tecnologia do Blogger.